Cateterismo Cardíaco

O que é?

Trata-se de um exame minimamente invasivo para diagnóstico de doenças cardiovasculares, como aquelas que causam obstruções das artérias coronárias (artérias que irrigam o músculo cardíaco); doenças nas valvas cardíacas; doenças que acometem a estrutura ou o músculo cardíaco (miocardiopatias); doenças congênitas do coração; entre diversos outros diagnósticos através de avaliações hemodinâmicas.

Como é realizado?

Deve ser realizado em ambiente hospitalar com estrutura completa para o atendimento.

É realizada uma sedação leve, apenas para relaxar e ficar levemente sonolento. Em seguida, é aplicada anestesia local onde será realizado a punção arterial – o exame é indolor. Não são realizados cortes ou incisões, apenas uma punção.

O cateterismo cardíaco na grande maioria dos casos é realizado através de uma punção em uma das artérias do punho ou da virilha (mais comumente no lado direito), sendo introduzido um cateter até o local destinado para avaliação. Em seguida, são realizadas diferentes avaliações, como análises hemodinâmicas e injeções de contraste iodado para produção de imagens diagnósticas.

Ao término do exame, o cateter é retirado e realizado um curativo compressivo no local, sem necessidade de pontos.

O tempo médio para realizar um cateterismo leva em torno de 30 minutos.

Como será a rotina de quem fará este exame?

O paciente deve estar em jejum conforme previamente definido. Chegará ao hospital onde, após sua admissão, será encaminhado ao setor de hemodinâmica. Em seguida, passará por uma triagem inicial para checagem de exames, esclarecimentos quanto ao procedimento e preparo inicial. Posteriormente será encaminhado à sala de hemodinâmica, onde receberá sedação e fará o exame. Ao término do procedimento, será encaminhado para sala de recuperação onde permanecerá até o fim do período de observação, receberá orientações sobre os cuidados pós-procedimento e esclarecimentos sobre o diagnóstico.

Quem compõe a equipe que fará o exame?

Além de todos os profissionais envolvidos no atendimento inicial e admissão, na sala de hemodinâmica estarão presentes os técnicos de enfermagem, a enfermeira responsável pelo setor, o médico cardiologista intervencionista e o médico anestesista.

Quais os riscos do cateterismo?

Apesar de ser um exame rotineiro, simples e muito seguro, trata-se de um procedimento invasivo, portanto, possui alguns raros riscos.

As complicações mais comuns estão relacionadas ao local de punção (punho ou virilha) e tratam-se de complicações ditas “menores” em que são reversíveis e não afetam o paciente. Tais como: hematomas (roxos) no local de punção, dor local que pode persistir por alguns dias, parestesia (dormência) localizada. As complicações ditas “maiores” que implicam em riscos ao paciente são extremamente raras, com incidências menores que 0,1%, que podem ocasionar infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outras ainda menos frequentes.

Os riscos de complicações estão diretamente relacionados à experiência da equipe e estrutura hospitalar, sendo recomendado a realização apenas em hospitais que possuam toda a estrutura necessária para o suporte completo aos pacientes (como unidade de terapia intensiva capacitada, cirurgia cardíaca e vascular, serviço de arritmologia, etc)

Contato

Entre em contato

Email

Telefone

         (48) 3212-5090
(48) 9 9814-7168

Siga-nos

Rolar para cima