Angioplastia Coronária com Implante de Stents

O que é a Angioplastia Coronária com Implante de Stents?

Angioplastia coronariana é um procedimento minimamente invasivo em que, através do cateterismo cardíaco, é realizado o tratamento de uma obstrução nas artérias coronárias (artérias que irrigam o músculo cardíaco).

Para desobstruir a artéria coronária pode-se lançar mão de dispositivos chamados stents ou através de dilatações com balões.

As angioplastias coronárianas podem ser realizadas em dois tipos de situações:

Como é realizado?

Deve ser realizado em ambiente hospitalar com estrutura completa para o atendimento, com equipe habilitada e experiente.

O procedimento inicia com as mesmas rotinas de um cateterismo cardíaco, com sedação para que o paciente fique relaxado e levemente sonolento, seguido de aplicação de anestesia local. Assim como o cateterismo, geralmente é realizado através de uma punção em uma das artérias do punho ou da virilha (mais comumente do lado direito) onde será introduzido o cateter que percorrerá até o coração, no local a ser tratado. O médico cardiologista intervencionista definirá a utilização de stents ou balões conforme a indicação médica.

O tempo médio para realizar uma angioplastia é em torno de 40 à 90 minutos

O que são stents coronários?

Os stents são dispositivos com estrutura metálica montados e compactados sob um balão que após posicioná-los no local desejado à tratar, procede-se à insuflação do balão com consequente abertura da estrutura do stent, liberado-o e fixando-o no local desejado. Tal estrutura metálica forma um arcabouço que comprime a obstrução e mantém a artéria aberta liberando o fluxo de sangue sem impedimentos. Na grande maioria dos casos, estes stents possuem em sua estrutura, um revestimento medicamentoso (chamados stents farmacológicos) o qual vai lentamente sendo liberado e absorvido pela artéria, evitando assim o seu re-entupimento (reestenose)

Quais os cuidados após uma angioplastia coronariana?

Os cuidados pós-angioplastia dependem da situação de internação do paciente, se eletiva ou de urgência. Em situações eletivas, o paciente permanecerá internado por cerca de 24-48 horas após o procedimento e deverá fazer repouso conforme o local de realização do procedimento (punho ou virilha). Em geral, nestas situações, após um repouso de 5-7 dias ja poderá voltar plenamente para suas atividades diárias.

É extremamente importante o uso correto das medicações prescritas após a alta, a fim de evitar a oclusão aguda dos stents e complicações maiores, assim como é primordial o controle dos fatores de risco que levaram a obstrução coronariana, como por exemplo: controle rigoroso do diabetes, da hipertensão arterial, dos níveis de colesterol, controle da obesidade e realização de atividade física monitorada.

Contato

Entre em contato

Email

Telefone

         (48) 3212-5090
(48) 9 9814-7168

Siga-nos

Rolar para cima